Jogo de realidade alternativa para programa de matemática no ensino superior a partir da percepção do estudante das práticas de ensino
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as percepções e preferências dos
alunos nos cursos das faculdades de Engenharias e Administração de Empresas da Universidade
Instituição Antonio Jose Camacho (UNIAJC) sobre as estratégias de ensino de matemática usada
pelos professores nos programas de Matemática 1 no Departamento de Ciências Básicas. O
objetivo da pesquisa corresponde à iniciativa pedagógica de desenvolver um Jogo de Realidade
Alternativa (Alternate Reality Game ou ARG) que permita favorecer o aprendizagem das
matemáticas de forma lúdica e não convencional.
Para o desenvolvimento do ARG e sua adaptação ao contexto educacional, os alunos foram
questionados sobre seus interesses literários, cinematográficos, videogames e os problemas
sociais de maior importância para eles, intimamente relacionados à sua própria realidade. Os
resultados da aplicação das variáveis acima mencionadas possibilitaram a elaboração de uma
estrutura narrativa inicial do ARG.
Publicar un comentario